Como limpar nome no Serasa?

Saber como limpar nome no Serasa é, sem dúvidas, uma das maiores sagas da população brasileira. Só para se ter uma ideia, já são mais de 65 milhões de brasileiros com o “nome sujo”, como divulgado pela CNN Brasil

No entanto, nem todo mundo tem condições de quitar suas dívidas para voltar a ter o “nome limpo”. E isso faz surgir muitas dúvidas, como, por exemplo, sobre a possibilidade de limpar o nome sem pagar a dívida. Isso é realmente possível?

Como limpar o nome no serasa sem pagar a divida

Vamos esclarecer essa e outras dúvidas neste conteúdo. Portanto, continue a leitura!

O que leva um consumidor a ter restrições no CPF?

Basicamente, um consumidor passa a ter restrições no CPF quando deixa de pagar uma ou mais dívidas. Nesse caso, o seu nome se torna negativado, ou seja, “fica sujo”.

No entanto, saiba que uma pessoa não se torna negativada arbitrariamente. Em geral, a empresa com a qual se tem uma dívida realiza diversas cobranças diante do atraso do pagamento da dívida, como por meio de e-mail ou carta.

Dessa forma, é estabelecido um prazo para que esse pagamento seja efetuado.  

Então, caso ele não ocorra, a empresa cadastra o nome do devedor na base de inadimplentes de um órgão de proteção ao crédito, como o SPC e o Serasa.

Quais são as consequências de ter o nome negativado?

Quando o nome de um indivíduo é negativado, ele passa a contar com algumas dificuldades para se relacionar/comprar de outras empresas, sobretudo pelo seu histórico de mau pagador. Sendo assim, as principais consequências são:

Score de crédito baixo

O score de crédito é uma pontuação construída a partir do histórico de pagamento do indivíduo. Nesse caso, quando uma pessoa não paga suas contas e passa a ter o nome negativado, obviamente o seu score junto ao Serasa e ao SPC diminui. 

Restrição de crédito

A restrição de crédito é uma outra consequência do “nome sujo”. Afinal, as instituições restringem financiamentos, empréstimos, cartões de crédito e outros serviços financeiros ao consumidor que possui restrições no CPF.

Juros mais altos

Embora não seja tão comum, pode haver instituições que prestem serviços financeiros a quem está negativado, como a liberação de um financiamento, por exemplo.

No entanto, quando isso acontece, os juros são bem mais altos do que aqueles concedidos a quem não tem restrições e possui um bom score.

Como limpar nome no Serasa sem pagar a dívida? É possível?

Naturalmente, a forma mais óbvia de limpar o seu nome no Serasa é pagando a dívida que o levou a essa restrição. No entanto, não é tão simples ter o dinheiro para realizar essa quitação, não é verdade?

Nesse caso, existe uma outra solução para limpar o seu nome, mas que leva muito mais tempo: esperar a dívida prescrever.

Segundo o Código Civil e o Código de Defesa do Consumidor, as dívidas líquidas de instrumento público ou particular, isto é, provenientes de boletos bancários, cartão de crédito, empréstimo, financiamento, contas de água, luz e telefone, entre outros similares, prescrevem em 5 anos após a data do vencimento.

Portanto, após 5 anos, o nome do devedor deve ser retirado dos órgãos de proteção ao crédito. Assim, ele “fica limpo” novamente.

Dessa forma, como é de se imaginar, só existem duas formas de limpar o seu nome: pagando a dívida ou aguardando os 5 anos para a prescrição.

Apesar de pagar ser a melhor opção, para que você possa usufruir dos benefícios de ter um CPF sem restrições o mais rápido possível, tudo vai depender das suas condições financeiras do momento.

Agora que você já sabe como limpar nome no Serasa, é só continuar acompanhando o nosso blog para ficar por dentro de outras dicas para se organizar financeiramente.

Deixe nos comentários abaixo uma sugestão de conteúdo que você quer ver por aqui!

Clique Aqui e Veja 7 Cartões de crédito para negativados