Para muitos brasileiros, comprar carro sem entrada é a única opção disponível para adquirir esse bem que faz tanta falta no dia a dia. Afinal, não é tão simples economizar uma boa quantia para dar de entrada na compra de um veículo, não é verdade?
Segundo pesquisa da Anfavea, em parceria com a Webmotors, divulgada em 2021, 26% dos brasileiros não conseguem adquirir um carro devido ao alto valor da entrada.
No entanto, a realidade é que, apesar de esse ser um dos impeditivos para a compra de um veículo, é muito difícil encontrar empresas e instituições financeiras que estejam dispostas a vender um carro sem entrada.
Pensando nesse problema, preparamos este conteúdo! Aqui você descobrirá se é possível comprar um carro sem entrada e se realmente vale a pena fazer uma aquisição dessa forma. Boa leitura!
Depois que ler esse conteúdo, confira 5 dicas para ter um seguro de carro mais barato.
Como comprar carro sem entrada?
Como mencionamos no início deste conteúdo, é raro haver um financiamento de carro sem entrada. Em geral, as instituições financeiras solicitam uma entrada de 20% do valor do veículo.
Por exemplo: se um carro custa R$60.000,00, a entrada seria de R$12.000,00.
No entanto, há alguns casos em que é possível comprar sem entrada. Veja quais são eles:
Crédito Direto ao Consumidor (CDC)
A primeira forma de comprar carro sem entrada é adquirindo um Crédito Direto ao Consumidor (CDC). Essa espécie de empréstimo é uma modalidade de financiamento e pode ser efetuada diretamente com a instituição financeira que financiará o seu carro.
Obviamente, nesse caso, é necessário encontrar uma instituição que ofereça essa possibilidade de financiamento.
Convém destacar que o veículo financiado ficará alienado. Essa é uma garantia de empréstimo e, portanto, o seu automóvel pode ser tomado em caso de não pagamento das parcelas do financiamento.
Consórcio
Outra forma de comprar carro sem entrada é por meio do consórcio. Nessa modalidade, você participa de um grupo e contribui mensalmente com uma quantia que te dá direito a uma carta de crédito.
Quando você for sorteado, quitar todas as parcelas ou fizer um bom lance, você recebe essa carta de crédito para adquirir o seu veículo. No entanto, isso pode levar anos.
Leasing
Por fim, uma terceira forma de adquirir um veículo sem entrada é por meio do leasing, também chamado de arrendamento mercantil. Aqui, você paga parcelas bem baixas pelo carro como se estivesse alugando-o.
Então, quando o prazo de vigência do contrato se encerra, você pode: renovar o aluguel do veículo, encerrar o contrato ou comprar o carro por um valor previamente combinado (um complemento do que foi pago anteriormente).
Vale dizer que, durante a vigência do contrato, o automóvel fica em nome da arrendadora, que é a instituição financeira ou o banco. Somente depois de tudo ser pago, o carro é passado para o nome do comprador.
Vale a pena comprar carro sem entrada?
A resposta para essa pergunta pode ser complexa. Afinal, ela dependerá da realidade de cada consumidor. Nesse sentido, veja os pontos que você deve analisar:
- Considere suas contas pelos próximos anos: o pagamento da compra de um carro sem entrada pode se estender ao longo de muitos anos. Portanto, faça uma análise financeira da sua situação, se você pretende realizar outros sonhos e adquirir outros bens, entre outros. É importante colocar tudo na balança.
- Coloque na sua conta os gastos com o carro: se você adquirir um carro sem entrada, é preciso lembrar que as parcelas ficarão mais altas, certo? No entanto, somado a elas, haverá as despesas do veículo, como manutenção, combustível e seguro. Por isso, verifique se você terá condições de arcar com tudo isso.
- Analise o quanto você consegue economizar em um X período: numa compra sem entrada, você terá que pagar juros maiores, uma vez que as parcelas serão mais altas. Portanto, pense se você consegue juntar o valor da entrada em um certo período, pois isso pode ser bem melhor do que pagar juros exorbitantes.
Quem pode comprar um carro sem entrada?
Acha que a compra de um carro sem entrada é a melhor forma para você adquirir o bem que tanto sonhou? Então confira os requisitos para conseguir esse feito:
- Não ter restrições no CPF, isto é, ter o “nome limpo”;
- Não ter a renda mensal comprometida com outras dívidas;
- Possuir um score de crédito suficiente (de preferência alto);
- Ter um bom histórico de pagador.
Seguindo todos esses requisitos, será muito mais fácil comprar carro sem entrada.
Não se esqueça de deixar nos comentários abaixo suas dúvidas e sugestões.