Seguro de carro mais barato: 5 Dicas para fazer a melhor escolha

Encontrar um seguro de carro mais barato é uma boa forma de reduzir os gastos mensais e de manter a organização e o controle financeiro.

No entanto, essa é uma escolha que deve ser feita com muita consciência, uma vez que você pode encontrar seguros mais baratos, mas que não necessariamente cubram todas as necessidades que você precise diante de possíveis prejuízos no seu carro.

Seguro de carro mais barato

Portanto, é necessário levar em conta tanto os valores despendidos na contratação de um seguro quanto os serviços oferecidos pela empresa seguradora.

Nesse sentido, preparamos este conteúdo com algumas importantes dicas para te ajudar a escolher um seguro de carro mais barato, porém completo para você. Confira!

5 Dicas para escolher um seguro de carro mais barato

1. Conte com a ajuda de um bom corretor

Para começar a se aventurar pelo universo da contratação de um seguro de carro, é necessário contar com a ajuda de um bom corretor. Esse especialista te ajudará a entender as suas necessidades, isto é, o que um seguro precisa conter para te atender.

No entanto, atente-se para contratar um corretor idôneo. Caso contrário, você pode correr o risco de se deparar com alguém que coloque o lucro e os ganhos na frente das suas necessidades. Portanto, peça indicações!

2. Defina qual cobertura é ideal para você

Ciente das suas necessidades, defina a cobertura ideal para você. As básicas geralmente cobrem roubo e problemas como explosão e incêndio. Já as mais completas oferecem serviços adicionais, como carro reserva e cobertura de vidro.

Nesse sentido, se faça diversas perguntas, como se você precisa ou não de um carro reserva para se deslocar enquanto o seu veículo estiver no conserto, por exemplo.

Com isso, você compreenderá o que é realmente necessário para você e, assim, não contratará aquilo que não precisa. Logo, poderá economizar com o seu seguro.

3. Estude a franquia

Um outro elemento que impacta no valor do seguro é a franquia – aquele valor que o segurado paga à seguradora em caso de sinistro do carro. Nesse sentido, saiba que quanto maior for a franquia, menor é o seguro. E vice-versa.

Portanto, se questione antes de contratar um seguro:

  • “Prefiro pagar menos, mas desembolsar uma alta quantia em caso de sinistro?”
  • “Tenho uma boa reserva financeira para arcar com esse imprevisto?”

Essa é uma decisão pessoal, que varia conforme a realidade de cada um, mas que deve ser muito bem pensada, sobretudo porque o seu impacto financeiro pode ser alto.  

4. Faça cotações em diferentes seguradoras

Também é importante não sair fechando com a primeira seguradora que aparecer pela frente. Afinal, uma mesma cobertura de seguro pode sofrer grandes variações de valores de uma empresa para outra.

Além disso, ainda que os valores possam ser próximos entre uma seguradora e outra, as condições de pagamento costumam variar (mas é sempre bom tentar pagar à vista para obter mais descontos e conseguir um seguro de carro mais barato).

Portanto, não hesite em fazer diversas cotações antes de bater o martelo final.

5. Evite condutores adicionais

Como você deve imaginar, incluir condutores adicionais no seu seguro de carro também aumenta o valor dele. Portanto, o ideal é evitar essa inclusão.

É claro que se houver alguém que dirija regularmente o veículo, ela deve ser adicionada, para que, em caso de eventualidades, o seguro possa cobrir.

No entanto, se há uma pessoa que dirige de forma esporádica o seu carro, como um parente distante, que te visita poucas vezes no ano, então não há necessidade de colocá-lo como condutor, pois isso encarecerá o seu seguro.

Agora você já pode seguir todas essas dicas para obter um seguro de carro mais barato. E se ficou alguma dúvida ou se você tem alguma sugestão de conteúdo que quer ver por aqui, é só comentar logo abaixo.