Você sabia que, apesar de não ser uma tarefa muito simples, realizar um financiamento com score baixo é possível?
Obviamente, conseguir financiar algo com um score alto é muito mais fácil, rápido e menos burocrático. No entanto, se no momento você está com a pontuação baixa e, mesmo assim, deseja financiar algo, existem algumas boas dicas para seguir.
Continue a leitura para descobrir quais são elas!
O que é score?
Para quem ainda não sabe, o score é uma pontuação estabelecida pelo Serasa e pelo SPC – empresas especializadas na avaliação de crédito.
Essa pontuação, que vai de 0 a 1000, é construída baseada no histórico de pagamento do indivíduo. Ou seja, ela leva em conta se você paga suas contas em dia ou atrasadas, se já deu o calote em alguma instituição financeira ou comércio, entre outros critérios.
Assim, se você for um bom pagador, o seu score será mais próximo de 1000. Se você for um mau pagador, então ele será mais próximo de 0. Veja a classificação do Serasa:
- 0-300: score baixo
- 301-500: score regular
- 501-700: score bom
- 701-1000: score excelente
Portanto, quanto melhor for o seu score, mais chances de conseguir linhas de crédito e de realizar financiamentos com boas condições de pagamento, como juros mais baixos.
Como realizar um financiamento com score baixo?
O financiamento é uma operação financeira em que a parte financiadora (instituições financeiras) fornece recursos para a parte que está sendo financiada.
Com isso, essa segunda parte pode executar um investimento específico previamente acordado, como adquirir um carro ou um imóvel, por exemplo.
Para conceder esse financiamento, vários fatores são analisados pelas instituições, sendo que o score é um deles. Isso porque ele indica se o consumidor é um bom ou mau pagador e, portanto, se deve ou não ter acesso ao crédito.
Normalmente, quando o score é baixo, as instituições ou rejeitam o financiamento ou, para compensar, estabelecem juros bem mais elevados.
No entanto, se a sua pontuação está baixa, nem tudo está perdido! Pode ser possível realizar financiamento com score baixo seguindo as dicas abaixo:
1. Tente empréstimos com garantia
Se o seu score está baixo, a instituição financeira pode ter dúvidas quanto à sua idoneidade. Nesse caso, para que ela confie em você e aprove o seu financiamento, uma boa ideia é tentar a modalidade de empréstimo com garantia.
Nela, você utiliza o seu salário, um imóvel ou um veículo como uma garantia de que quitará o valor financiado. Com isso, as instituições terão a confiança de que receberão o valor emprestado.
2. Pague um valor mais alto na entrada
Outra possibilidade para conseguir um financiamento com score baixo é dar um valor de entrada mais alto na hora da compra. Por exemplo: se você quer financiar um carro, então tente dar uma boa entrada, pois, assim, o valor a ser financiado será menor.
Dessa forma, há muito mais chances de a instituição financeira aprovar o seu financiamento, uma vez que os valores das parcelas ficam menores, o que, teoricamente, facilita o seu pagamento e reduz as chances de calote.
3. Esteja com as suas contas em dia
Também é importante que as suas contas estejam em dia no momento da solicitação do financiamento. Afinal, se você estiver com alguma restrição no nome, o pedido será negado por razões óbvias, que se referem ao seu histórico de pagador.
Como aumentar o seu score?
Se o seu score está baixo, mas você não tem um bom valor de entrada ou um bem para dar como garantia, então a única opção será aumentar a sua pontuação.
Para isso, siga as nossas dicas abaixo e tenha paciência, pois, mesmo depois de segui-las, pode levar algum tempo até que o seu score aumente:
- Mantenha o seu nome sem restrições;
- Regularize as contas que estão atrasadas;
- Mantenha os seus dados atualizados junto às instituições, como renda pessoal;
- Registre-se no Cadastro Positivo;
- Evite pedir muito crédito em um curto espaço de tempo.
Agora que você já sabe como realizar um financiamento com score baixo ou aumentar a sua pontuação, é hora de colocar a sua vida financeira em ordem.
Conte conosco para te ajudar! Para isso, deixe suas dúvidas nos comentários abaixo.