Está procurando algumas formas de economizar o seu dinheiro? Então saiba que deixar o seguro de carro mais barato pode ser um excelente começo.
Isso porque, apesar de útil na vida de muitos brasileiros, o automóvel é um bem que implica em vários gastos, e isso tem piorado! Segundo levantamento do Ibmec, divulgado pelo Extra, o custo para manter um carro quase dobrou em 7 anos.
Portanto, começar a enxugar o orçamento pelas despesas do carro, como o seguro automotivo, por exemplo, pode ser uma excelente saída.
Mas como fazer isso? É o que vamos falar neste conteúdo!
Daremos dicas super simples de como deixar o seu seguro de carro mais barato. Confira!
Como deixar o seguro de carro mais barato: 5 dicas
1. Instale equipamentos de segurança no carro
Instalar alguns equipamentos que reforcem a segurança do carro, como localizadores, bloqueadores e rastreadores, podem reduzir o seguro.
Isso porque a seguradora entende que, com todos esses instrumentos, há mais chances de o carro ser recuperado em caso de roubo. Logo, é um prejuízo a menos para ela.
Vale dizer que os descontos costumam variar entre 20% a 30% do valor do seguro. Já ajuda naquela economia do final do mês, não é?
2. Deixe o carro em garagens ou estacionamentos fechados
Se você tem garagem em casa para guardar o seu carro e, quando vai para o trabalho, o deixa em um estacionamento fechado, então o valor do seu seguro tende a ser menor.
A lógica para isso é muito clara: nessas situações, a seguradora parte do princípio que o seu carro estará mais seguro e menos exposto a riscos. Ou seja, ele tem menos chances de ser roubado ou danificado do que aqueles que ficam estacionados na rua.
Com isso, o seu seguro pode sofrer uma redução de até 25% do valor, e você, obviamente, também tem mais tranquilidade para realizar as tarefas do dia a dia.
3. Evite fazer alterações no carro
Está com vontade de deixar o seu carro mais estiloso, seja com um rebaixamento ou com uma roda de aro maior? Então temos uma péssima notícia! Essas alterações costumam deixar o seguro automotivo muito mais caro.
Portanto, tente resistir às modificações muito drásticas. Afinal, quanto mais próximo da originalidade o seu carro estiver, menos o seguro será encarecido.
4. Pague o seguro à vista
Toda vez que você for renovar o seu seguro, tente realizar o pagamento à vista. Afinal, com o montante completo em mãos, você consegue negociar com a seguradora, obter bons descontos e, ainda, ficar livre dos juros de um parcelamento.
Por isso, uma boa dica é: se planeje financeiramente. Dessa forma, você consegue criar uma reserva financeira para cobrir esse gasto assim que o seu seguro vencer.
5. Conheça o bônus oferecido pela seguradora
Os bônus são ótimas formas de economizar no seguro. Eles são oferecidos pelas seguradoras para os condutores que não acionam a cobertura ao longo do ano. Dessa forma, no ato da renovação, você tem um desconto no pagamento da apólice.
Para quem não conhece, esse bônus é mensurado em uma pontuação que vai de 0 a 10. A cada ano que o cliente passa sem acionar o seguro, esses pontos aumentam.
Quando essa pontuação chega a 10, que é o máximo, então o valor do desconto na renovação do seguro pode chegar a até 50%. Incrível, não é?
Vale dizer que o uso de assistências não interfere nesse bônus. O que vai dizer se você vai obter ou não o bônus é o acionamento de coberturas, como roubo e furto, colisão, entre outras.
Agora que você já conhece algumas formas de deixar seu seguro de carro mais barato, é hora de começar a colocar esses simples truques em prática. Com certeza o seu bolso vai agradecer!
Deixe nos comentários suas dúvidas e continue acompanhando o nosso blog para ficar por dentro de outras dicas para melhorar o seu planejamento financeiro.